Previsões Ping Identity para 2024

Publicado

Por

Alfredo Santos

Previsões Ping Identity para o cenário de identidade global de 2024

Não é de hoje que a identidade se tornou o novo campo de batalha da segurança. A cada ano que passa, o segmento de proteção de identidades evolui e cresce para superar novos desafios e ameaças, utilizando inovação e novas tecnologias como a inteligência artificial (IA) na estratégia de defesa.

Hoje, a  identidade é mais importante do que nunca para manter as organizações seguras.

É de olho neste cenário que a Ping, especialista em soluções de gerenciamento de identidade e acesso (IAM), elencou suas previsões para o segmento. Conheça, neste artigo. 

  1. A identidade é fundamental para proteger o novo mundo distribuído

Segundo André Durand, CEO da Ping Identity, a identidade sempre foi guardiã da autenticidade e da segurança. Porém, ao longo dos últimos anos, tornou-se ainda mais central e crítico proteger tudo e todos num mundo cada vez mais distribuído, com a identidade se posicionando como o “novo perímetro” e a ameaça constante de fraude ocorrendo em todas etapas do seu ciclo de vida.

De acordo com o executivo, 2024 será o ano de verificar mais e confiar menos, com as empresas levando mais a sério a proteção de sua infraestrutura de identidade, apoiando sua defesa na abordagem zero trust e uso de IA.

  1. A busca por experiências simples e seguras, posiciona a tecnologia passwordless no centro das atenções

De acordo com Peter Broker, diretor de produtos da Ping Identity, os riscos associados aos logins e senhas se tornarão cada vez mais frequentes, posicionando a tecnologia passwordless como um novo padrão. Ele vê 2024 como o ano em que a liderança de muitas organizações eliminará os riscos associados às senhas com a adoção da autenticação passwordless não apenas para salvaguardar seus negócios, como para satisfazer as exigências dos utilizadores relacionadas com a experiência digital e a segurança.

  1. IA ganha maior importância entre os líderes empresariais

Johh Cannava, Diretor de Informações da Ping Identity prevê que, em 2024, devido às inovações com IA causarem um grande impacto no mundo dos negócios, os CIOs se tornem líderes de IA, colaborando estreitamente com o CISO, o CHRO e as equipes jurídicas para garantir a utilização contínua, segura e ética da IA ​​em processos internos e inovações externas.

Ele também vislumbra o surgimento da posição Chief AI Officer, que em parceria com os CIOs garantirá que a adoção da IA ​​continue a crescer e que as regulamentações emergentes sejam cumpridas em toda a empresa 

  1. Identidade descentralizada e novas inovações

Alex Ryals, vice-presidente sênior de vendas de canais da Ping, acredita que, à medida que mais empresas e organizações se afastam dos métodos de autenticação convencionais, a identidade descentralizada se tornará mais predominante. Esta transição será estimulada pelo combate ao aumento do volume de ataques baseados em identidade e as fraudes baseadas em IA. 

Ele acredita que novas ameaças à segurança levarão a indústria a inovar de maneiras inesperadas em 2024 e farão com que as empresas expandam parcerias e colaborem em prol de oferecer a melhor tecnologia para os desafios em evolução.

  1. Tecnologia deepfake introduzida em todos os níveis da sociedade

Conforme Alex Laurie, vice-presidente sênior de engenharia global da Ping, com a tecnologia de Inteligência artificial capaz de se passar por seres humanos de forma cada vez mais convincente, novos golpes falsos baseados em IA se tornarão mais uma realidade para empresas e cidadãos comuns, desafiando nosso nível normal de confiança.

A tecnologia deepfake, que personifica a imagem de uma pessoa através de meios sonoros e visuais, se tornará mais autêntica e difícil de ser detectada. Isso exigirá o aumento da conscientização das pessoas, principalmente os mais vulneráveis da população,  como os idosos e os de baixa renda. 

  1. Transição para passwordless e a necessidade de fortalecer as defesas

Rob Otto, CTO da EMEA, prevê a redução substancial no uso de senhas em até 25% em 2024, com os principais líderes de TI e as empresas da Fortune 100 adorando autenticação passwordless.  

Ele também antevê riscos reais para as empresas que não se ajustam às mudanças nas demandas dos clientes, como a expectativa por experiências online simples e segura desde o login até a entrega do produto.

É esperado que as organizações iniciem a jornada de transição implementando medidas de segurança adicionais, como a autenticação multifatorial.

A transformação digital chegou ao espaço da identidade

Com novas ameaças como a IA a adentrar quase todas as facetas do mundo dos negócios, a identidade assumirá um papel central para muitas organizações em 2024, principalmente o mundo distribuído ter superfícies de ataque quase infinitas para os fraudadores atingirem. 

Negligenciar o investimento em segurança cibernética é o erro mais significativo que as empresas podem cometer neste ano.

Continue nos acompanhando e fique por dentro das novidades em Cyber Identity.

Texto original: https://www.pingidentity.com/en/resources/blog/post/ping-leadership-predicts-the-2024-global-identity-landscape.html

1 comentário em “Previsões Ping Identity para 2024”

Os comentários estão encerrado.

Alfredo Santos

Alfredo Santos é um líder na comunidade brasileira de IAM, professor do assunto na FIA, Autor de livros de IAM/IAG e responsável pelo evento IAM Tech Day. Possui 25 anos de experiência no assunto IAM por ter atuado em empresas e projetos importantes, alguns deles em âmbito global. Atualmente lidera projetos globais de IAM que afeta grupos de empresas nas Américas, Asia e Europa.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/alfredosantos/